sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DEBATES SOBRE A DIVISÃO DO PARÁ






Confira ao lado albúm completo das fotos do debate dos alunos do terceiro ano da noite....

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nota de Apoio aos professores!

Texto na íntegra site do sintepp; www.sintepp.org.br

"Imprensa" amarela prega a desobediência dos professores.

A imprensa paraense decidiu declarar guerra ao magistério. Em editorial publicado no jornal O liberal do dia de hoje, é exigido que os professores tenham obediência diante de decisão judicial. E mais, o editorialista se pergunta sobre o que deve ser ensinado aos alunos, pois os professores estariam estimulando a desobediência civil.

Raramente concordo com o referido jornal, mas sua direção percebeu a essência da questão que envolve o conflito entre o governo estadual, os professores e o judiciário local. Em resumo, o que está em jogo:

1. Um povo (ou uma categoria) tem o direito de se insubordinar contra ordens manifestadamente ilegais e/ou ilegítimas. Sem o exercício deste direito fundamental não teriam ocorrido às mudanças que viabilizaram a sociedade moderna. Imaginem se os franceses não tivessem exercitado a desobediência civil contra o antigo regime? E se os colonos americanos tivessem acatado as ordens da metrópole inglesa? Ou mesmo Dom Pedro tivesse acatado as ordens das Cortes portuguesas. Nossa história está permeada de desobediência. A liberdade de imprensa só foi retomada em nosso país por que muitos se levantaram contra as leis da ditadura militar.

2. No caso específico a desobediência dos professores é a melhor forma de defender duas conquistas legais. É a defesa do direito de greve, inscrito no artigo X da Constituição Federal. E a defesa da Lei Federal n° 11738 de 2008, que estabeleceu um piso salarial nacional para o magistério. E é a defesa do respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou a referida lei totalmente constitucional. Ao mesmo tempo em que se insubordinam contra uma decisão de um juiz de primeira instância, os professores nos lembram que devemos exigir o respeito às leis maiores do nosso país e que todos deveriam ser iguais perante tais leis.

A greve dos professores é um exemplo de que a dignidade não tem preço e de que a luta por preservá-la sempre exige coragem e determinação.


Postado por Luiz Araújo


A FUNÇÃO DA ARTE

“A função da arte não é passar por portas abertas, mas a de abrir as portas fechadas”. Ernest Fisch - Quando Fisher diz que a função da arte não é passar por portas abertas, mas a de abrir as portas fechadas é de que a própria arte deve encontrar eco no coração humano, deixar de lado uma visão plenamente burguesa, para alcançar com exatidão e lucidez todo e qualquer ser humano. Do mais letrado ao menos letrado, a arte tem a incumbência de favorecer uma interação continua e perspicaz da raça humana.

Ilusão de Ótica




Nem tudo que parece é. Descubra o que está por trás da imagem.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O PLANETA TERRA E O SEU NOVO HABITANTE

O planeta terra completou a incrível marca de 7 bilhões de habitantes. Devemos comemorar? Do ponto de vista humanístico é sempre bom celebrar a vida, mas a questão não é tão simples como se pensa, pois surge algumas indagações que vão além de nossa simples curiosidade.
O nosso planeta ainda é bastante jovem, considerando a sua idade geológica. Apesar da pouca idade já é possível ver sequelas da passagem humana na terra. Somos entre as bilhões de espécies, a mais evoluída e inteligente e também a espécie que causou uma transformação maior no frágil equilíbrio do planeta. Nem mesmo os gigantes dinossauros causaram tantos transtornos.
A dominação humana sobre o planeta terra é uma coisa assustadoramente absurda e carente de racionalidade. Ao se impor sobre a natureza, o homem perdeu a sensibilidade e orientado pela cobiça destruiu cenários belíssimos que a natureza precisou de bilhões de anos para construir.
A tecnologia que está a sua disposição constrói e reconstrói paisagens e cidades que parecem extraídas da ficção científica. Dominamos o átomo, a enérgia nuclear, o espaço sideral e recentemente a sequencia genética do DNA, mas isso não quer dizer que o triunfo humano significou o avanço da humanidade, ao contrário, vivemos em um mundo onde as guerras e a fome matam milhares de pessoas.
Não compreendemos as vantagens de vivermos em harmonia e paz dentro de nossa própria sociedade. Vivemos parasitando a natureza, sugando de forma irracional e insustentável seus recursos. Não nos preocupamos sequer com a herança que deixaremos para as futuras gerações, mesmo sabendo que as gerações que nos antecederam foram mais benevolentes conosco.
Somos da geração coca-cola, do computador, do facebook e do aparelho celular. Somos frutos de uma sociedade de consumo que inverteu completamente os valores, dando ao “TER” uma importância maior que o “SER”
A natureza é o nosso almoxarifado, o local de onde tiramos bem mais do que precisamos e quase sempre não temos preocupação nenhuma com a sustentabilidade do planeta. Não sabemos usar os recursos naturais de forma racional e eficiente, razão pela qual vivemos uma crise ambiental sem precedentes na história da humanidade. Temos desafios colossais pela frente: O aquecimento global, o efeito estufa, a poluição do ar, da água, o desmatamento, o problema do lixo...
A realidade é que o nosso paneta se tornou superpopuloso e isso é preocupante, pois exige cada vez mais recursos naturais para satisfazer a fome de seus habitantes e o consumo de produtos, aluns dos quais considerados supreflúos. Imagine se cada terráqueo tivesse a mesma capacidade de consumo de um norte-americano? Seria uma catástrofe, pois seria preciso vários planeta terra para atender as necessidades de seus habitantes e prove-los de tudo aquilo que um americano acha básico para viver.
Bem vindo, novo habitante do planeta! Saiba, porém que os desafios são enormes e a vida neste planeta depende de nossas ações, de nossa mudança de comportamento, de nossa capacidade de rever nossos conceitos e aceitar a condição primeira de que somos, não os donos do planeta terra, mas apenas parte dos bilhões de seres vivos que vivem aqui. Boa sorte no enfrentamento dos desafios que terás pela frente!.

terça-feira, 1 de novembro de 2011