quinta-feira, 9 de abril de 2009

UFPA PREPARA NOVO MODELO DE SELEÇÃO PARA 2011



Nesta semana, os reitores de todo o país discutem a proposta do Ministério da Educação no que diz respeito à padronização dos processos seletivos para o ingresso nas universidades públicas. O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, Licurgo Brito, esclarece que a Instituição compartilha as mesmas motivações do MEC, mas espera que o projeto signifique um avanço em relação ao novo modelo de concurso já aprovado pela Universidade.

O dirigente defende a necessidade de repensar o modelo de avaliação utilizado pelas Instituições de Ensino Superior. “A proposta do MEC é pôr em prática a finalidade da educação que é despertar a iniciativa, a atitude, a coerência, os valores morais e civis. Neste ponto, estamos de acordo com a iniciativa do ministro”. A mesma motivação levou a UFPA a aprovar a implantação do Processo Seletivo Seriado em 2008 e de um novo modelo de prova que será aplicado a partir de 2011.

Para Licurgo Brito, a proposta do Ministério ainda deve rever os detalhes da padronização dos vestibulares brasileiros. “O Brasil tem realidades educacionais muito diversificadas, com diferentes oportunidades de acessos ao ensino superior. Uma prova única, com critérios únicos poderia ser bom para uma média da população, mas, por outro lado, poderia ser ainda mais excludente para outros. O projeto deve amadurecer para acomodar essa diversidade”.

O pró-reitor ainda revela uma segunda preocupação: a mobilidade de candidatos entre as universidades. “Se a prova é única, qualquer candidato pode pleitear as nossas vagas e devemos lembrar que, como uma Universidade da Amazônia, devemos nos esforçar para valorizar a educação do nosso povo”. Por isso, a UFPA desenvolveu uma série de estratégias para garantir o acesso à Universidade aos estudantes do interior do Estado, com aumento do número de vagas em áreas estratégicas em cada região do Pará, processos seletivos especiais e implantação do sistema de cotas para professores sem graduação, atuando na rede pública de ensino.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, a ideia de utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é interessante na medida em que “Ele é um teste muito bom e menos conteudista que as provas atuais. O ENEM é melhor que o atual modelo de prova que utilizamos na Universidade, mas é inferior ao modelo que iremos implantar em 2011”. Antes desse prazo, a UFPA não pode mudar o sistema de avaliação porque os candidatos que estão participando do Processo Seletivo Seriado terminarão o concurso apenas daqui a alguns anos.

PREPARAÇÃO

No mês de março, o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, Licurgo Brito, e o diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Luiz Acácio Centeno, estiveram no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE). Esse foi o primeiro contato para a elaboração de uma parceria entre as duas Universidades e troca de experiências sobre elaboração do novo tipo de provas.O novo modelo avaliará três categorias: leitura e interpretação; pensamento reflexivo ou raciocínio lógico e atualidades locais e globais. A transição iniciou no PSS 2009 quando não foram ofertadas as inscrições no Processo Seletivo para alunos do primeiro ano do ensino médio. No PSS 2010, por usa vez, só haverá inscrição para a terceira fase ou para a realização das três fases do concurso.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário