Os funcionários do estado recebem pela última vez, este mês, os contracheques no formato atual. A partir do próximo pagamento, os documentos estarão disponíveis via internet, no Portal do Servidor, e nos terminais de auto-atendimento do Banpará, para impressão pelos próprios servidores.
A substituição dos atuais contracheques dos servidores públicos ativos e pensionistas especiais faz parte de uma série de medidas para diminuir custos e evitar desperdícios, que o governo do estado, por meio da Câmara de Custeio, está implementando na gestão pública.
Além de cortar a despesa de cerca de 325 mil reais por ano com impressão, a medida trará mais comodidade e economia de tempo para o funcionário, que não mais ficará limitado a uma única alternativa para receber o contracheque. O documento estará ao alcance dele em qualquer lugar com acesso à internet ou com um caixa eletrônico do Banpará. E isso não acarretará ônus, pois a cópia poderá ser impressa sem taxa bancária.
Mesmo com a mudança, o contracheque, que é uma forma de acompanhamento financeiro para o servidor público, não deixará de ser um documento de comprovação de renda utilizado em muitas transações de compras, financiamento e crédito. A nova versão também terá certificação digital contra fraudes.
Para acessar o documento na internet, o servidor utilizará a mesma senha do Portal do Servidor. Quem ainda não tem senha, precisa fazer o cadastro no mesmo portal. Em breve, será divulgado o passo-a-passo para a impressão via Banpará.
FONTE: Diário do Pará.
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