quarta-feira, 11 de maio de 2011

BULLYNG: UM MAL QUE PRECISA DESAPARECER DAS ESCOLAS
Bullyng é um termo em inglês que é usado para para definir e caracterizar comportamentos agressivos, preconceituosos e atos de violência psicolágica que correm, com certa frequencias, em ambientes de uso coletivo como é o caso das escolas.
O Bullyng é necessariamente, um desvio de comportamento que acontece quando o indivíduo, por motivos diversos, não consegue respeitar, conviver e aceitar as diferenças sociais, raciais, sexuais...Diferenças que aliás, são comuns em sociedades pluaralistas e democráticas. As anomalias sociais e psicológicas - distúrbios de comportamentos - são também comuns em sociedades onde o individualismo e a competição desenfreada são regras que orientam a conduta das pessoas que já perderam os verdadeiros sentidos da vida.
Bullyng é um crime e um indivíduo que pratica o bullyng está escolhendo a violência ( fisíca ou psicológica ) como arma mediadora das diferenças, adotando uma atitude de superioridade, frente ao outro, colocando-se no pedestal como se ele fosse " maior e melhor " que o outro.Esse indivíduo, geralmente, Possui um superego tão desenvolvido que mal enxerga o próximo e quando enxerga, sua visão é de cima para baixo.
Isso, quase sempre, evolui para situações violentas ( xingamentos, ameaças, tentativas de intimidações, humilhações, agressões fisícas, psicológicas...) que deixam sequelas terríveis nas pessoas, problemas que irão lhes acompanhar, provavelmente, para o resto de suas vidas.
É dever da escola, dos mestres e principalmente dos pais, participar de forma mais ativa da vida dos alunos e filhos, identificar esses comportamentos indesejáveis, aconselhar, orientar e em último caso, situações extremas, encaminhar os infratores ao conselho tutelar que buscará o tratamento psicológico ou ações punitivas para as pessoas que praticarem essa violencia dentro do âmbito escolar.
A escola é o espaço do saber, do diálogo, o local onde acontece o encontro saudável com as diferenças, o local onde os valores que constrõem a sociedade são produzidos e transmitidos de forma a proporcionar condições ideais e iguais a todos que desejam um mundo de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário