" Educar é plantar com sabedoria
E colher com paciência"
(Augusto Cury)
PROFESSOR, ARQUITETOS DE UMA SOCIEDADE MELHOR!
Abençoado dia dos professores para todo(a)s que fazem de suas vidas uma batalha diária em busca do aperfeiçoamento das práticas de ensino e aprendizagem. Por nossas mãos passaram médicos, advogados, arquitetos, juízes, engenheiros...E gênios que encantam o mundo por causa de descobertas, estudos e invenções que até hoje formam a base de nossa sociedade.
É indiscutível a importância do nosso trabalho que serve de alicerce para a conquista da cidadania, para a inserção no mercado detrabalho e para a construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno. O peso de nossa responsabilidade é igualmente enorme e cansativo, talvez seja esse o nosso estímulo maior que faz a gente dedicar-se de corpo e alma ao nosso trabalho diário negligenciando, involutariamente o nosso papel como membro de família para a qual muitas vezes temos pouco tempo.
Somos professores! Uma unanimidade nacional quando se fala em educação e se atribui á ela um papel de salvação e uma obrigação de construir um país do futuro. Muito lindo e apropriado se não fosse apenas mais um discurso, coisa para se falar, não para se fazer.
A realidade é outra. Somos submetidos diariamente a condições de trabalho que reduzem as nossas forças e muitas vezes impedem que façamos um trabalho melhor. Salas lotadas, jornadas de trabalho dupla ou tripla, remuneração imcompatével com o peso de nossas responsabilidades, falta de valorização por parte do poder público, ausencia de colaboração e parcerias por parte das famílias.
Os mandatários que governam o país não são muito simpáticos conosco. Sabem perfeitamente que os conhecimentos que transmitimos aos nossos alunos formam consciência e autonomia para criticar determinados erros, desmandos e desigualdades construídas em séculos de exploração e opressão das classes mais baixas da sociedade brasileira. Trata-se de uma visão colonialista e retógrada que impede a modernização do país partindo do pressuposto de que quanto mais ignorante estiver o povo, melhor para a manuntenção de seu poder e dos seus privilégios.
Conhecimento, educação são as únicas formas legais de promover a liberdade, a autonomia e a cidadania, armas poderosas de transformação da sociedade. As elites sabem disso e por causa disso trata a educação eos educadores com desprezo. Por causa disso os recursos destinados á educação são minguados e muitas vezes desviados não se tranformando em escolas de qualidade, em meios de transporte escolar eficientes, em material didático adequado e bons salários para os trabalhadores da educação, hoemens e mulheres que carregam o peso e a tarefa de educar.
Juízes, desembargadores, deputados, senadores, presidentes, prefeitos, vereadores...Legislam e administram em causa própria, aumentando para as alturas seus vencimentos. Em função da enorme jornada de trabalho e da defasagem salarial somos obrigados a ir á greve e somos novamente tratados como marginais, recebidos pela cavalaria e palas tropas de choque com violência e brutalidade.
Somos professores! Homens e mulheres comprometidos com a construção de valores, com a transmissão de saberes tão importantes para a nação. Somos professores! Homens e mulheres normais, pessoas sonhadoras e persistêntes que incomodam e são incomodadas com a realidade que julgamos ser inaceitável e incompatível com o propósito de um país moderno e desenvolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário