quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

VAMOS DIZER NÃO E NÃO!
No próximo domingo dia 11(Dezembro) todos os eleitores do Estado do Pará serão obrigados a comparecer ás urnas para decidir sobre uma questão de fundamental importância para todos nós que nascemos, vivemos e amamos este Estado.
Pela primeira vez o eleitor não votará em nenhum candidato específico para prefeito, deputado, senador ou presidente. Votaremos sobre algo que está acima de coloração política, partidária ou ideológica. Opinaremos sobre o nosso próprio futuro que pode estar ameaçado pelas propostas de divisão do Pará com a finalidade de criar dois novos estados-CARAJÁS E TAPAJÓS.
Apesar de louvar a natureza democrática deste processo, reconhecendo o direito a autodeterminação dos povos que vivem nessas regiões e que almejam a emancipação politica e territorial, temos que avaliar que no o que está em pauta para ser votado /escolhido tem uma dimensão infinitamente maior. O que está em jogo é também a história de um povo, o seu modo de vida, a sua cultura, a sua religião e não apenas o território. Queremos continuar tendo o direito de escolher o nosso próprio caminho em direção ao progresso.
Sabemos do enorme abismo social que condena uma parte significativa do nosso povo á miséria e a exclusão social que também se manifesta em profundas desigualdades entre as diversas regiões que compõe o nosso Estado, alimentando os discursos inflamados de quem acredita que dividir é a melhor solução.
É visível a omissão por parte de nossas elites dirigentes e a falta de um projeto politico capaz de transformar os nossos recursos naturais e a nossa fantástica biodiversidade em riquezas para melhorar a vida do nosso povo. Isso gera pobreza, conflitos e insatisfação entre os nossos irmãos paraenses, principalmente, os que vivem nas regiões distantes e isoladas de nosso vasto território.
Apesar disso não queremos entregar as nossas riquezas e os nossos valores para forasteiros que vem de fora e mesmo recebidos como irmãos em solo paraense, estão conspirando contra todos nós objetivando tomar conta de tudo que nos pertence. Os interesses que estão por trás desta trama são diversos e obscuros: Novos cargos políticos, verbas federais, obras que alimentam os cofres das empreiteiras ( e os bolsos dos políticos) e o domínio completo sobre o território dos novos Estados são apenas alguns dos motivos para nós darmos um basta a esses oportunistas que querem dividir o Pará.
Vamos construir o nosso futuro como irmãos e enfrentar os nossos problemas como uma verdadeira família que não se divide diante das adversidades e dos infortúnios que a vida nos coloca como obstáculos. Somos filhos de uma nação chamada de Grão-Pará, um estado gigante pela própria natureza onde vive um povo honesto, trabalhador e obcecado pelo açaí, pelo tacacá, devoto de nossa senhora de Nazaré, do futebol ( Remo & Payssandú), do carimbo e que tem a coragem de dizer NÃO ao esquartejamento de um estado cuja importância se faz notar até na bandeira nacional( estrela). O que nos une é bem maior do que o que nos afasta e contagiados por esse sentimento patriótico vamos ás urnas dizer: NÂO E NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário