sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

SALUDOPÁ, um sonho da cultura em Santa Luzia do Pará.

"Uma análise sobre a cultura luziense, por Naldo Blandtt"

A Amazônia é uma das referências culturais no Brasil, e este é uma excelência no planeta. A música, a poesia, a dança e o cunho artístico desse conjunto são conhecidos e admirados no mundo, como o samba (e derivados como pagode, samba de roda, samba romântico), a bossa nova (música popular brasileira e manifestações regionais), o forró (e derivados como quadrilha, xote, chorinho), e muitos outros como axé baiano, frevo, maracatu e sertanejo.

No Pará o conjunto artístico entre música, poesia e dança é conhecida tradicionalmente através do carimbó (de origem indígena na área da região do Salgado paraense), do siriá (de origem indígena na região de Cametá) da marujada bragantina (retumbão, mazurca, chorado, roda-dança, xote, valsa e outros, uma herança dos escravos negros), do çairé (da mesclagem entre índios, negros e portugueses em Santarém que tem referência a dança do Boto Rosa e Boto Tucuxi), da Lambada (uma tradição cabloca de Abaetetuba, que se manifestou no Brasil e no mundo na década de 90 e tem sua origem no rítmo de sambão e mexixe), do Lundu (uma manifestação sensual herdada dos escravos na ilha do Marajó), MPP (musica popular paraense, um derivado de bossa nova com respaldo nas poesias sobre a Amazônia), e o Brega, uma manifestação moderna do conjunto artístico dança, poesia e música em Belém, com herança entre a guitarrada, o carimbó e a lambada, hoje já se manifesta em todo o Brasil, e também nos Estados Unidos, Europa e Japão, mas conhecido como calypso, por preconceito ao nome brega representando uma derivação do merengue caribenho.

Conceituando o brega/calypso na indústria da diversão, é música diretamente ligada ao iê-iê-ie, combinada com o bolero, tango e baião, de forte apelo sentimentalista, feita em série e vendida em massa para diversão, estilo musical caribenho, geralmente improvisado, cheio de humor e ironia. Dança e rítmo originário da Jamaica. Gênero de música popular improvisada e cantada pelos naturais de Trinidad Tobago, no Caribe. Uma das conseqüências do brega/calypso paraense é a caracterização da cidade de Belém como uma ilustre representante do ritmo latino caribenho no Brasil.

O cunho artístico é uma manifestação cultural fundamental para valorizar a raça, a beleza, o comportamento social sobre cidades e/ou regiões, se caracteriza pela identidade cultural e artística muito significativa para respaldar a diversidade do Brasil. O que se manifesta são as sobreposições culturais, quando uma região não consegue fundamentar sua identidade cultural.

As sobreposições culturais interferem na identidade social do local e sua significância socioeconômico quando um sistema cultural é apenas receptor da diversidade artística. Naturalmente, um fundamento sistêmico da cultura é a herança histórica da arte e sua diversidade plurenatural entre raças, religiões, sexo e sensualidade entre outros.

O município de Santa Luzia do Pará, recém criado, caracteriza-se pela sobreposição da diversidade cultural, haja vista que é povoado por intermédio de raças paraense, maranhense e cearense entre outras. Contudo, por incentivo da Escola Florentina Damasceno em 1992, através das professoras Benedita Saldanha e Olímpia da Luz (in memorian), uma turma de alunos da primeira série do ensino médio, exercitaram uma alternativa de manifestação artística, para que o município tivesse uma identidade cultural voltada para a valorização local, assim nascia o SALUDOPÁ, que significa SA de Santa LU de Luzia, DO de do e do Pará.

O SALUDOPÁ se manifestou de forma impactante para a cultura local naquele momento histórico. Recebeu críticas, elogios, sugestões e até concorrente, o que demonstrava a sua excelência artística e possibilidade de gerar a primeira manifestação da cultura local.

A musicalidade do SALUDOPÁ é uma composição entre o carimbó e a lambada, formada por casais que se manifestam dançando em coreografia sistêmica da sensualidade em conjunto, onde um passo de dança é tradicional, porém se deriva em outros passos, que enriquecem ainda mais a sensualidade da dança entre um homem e uma mulher.

Uma influência significativa do SALUDOPÁ é a manifestação religiosa cristã, como uma homenagem à italiana Luzia (da ilha de Secília, na província de Siracusa), reconhecida pelo Vaticano como Santa, onde em todas as manifestações do SALUDOPÁ uma representação era suspensa ou elevada às alturas, o que se refere à tentativa de pessoas tentarem levantar a italiana Luzia, que foi violentada pela devoção a Jesus Cristo.

O SALUDOPÁ é uma compensação desse fato, mais agora, pelo reconhecimento da fé cristã, esta pode ser elevada e girada nos altos, especificamente com a bandeira de representação oficial do município de Santa Luzia do Pará.

A poesia da música do SALUDOPÁ referenda uma manifestação local, que busca letras de homenagem e orgulho ao município e referencia a beleza da mulher luzense, vejam:

- “SALUDOPÁ é uma dança típica do lugar”...“SALUDOPÁ é uma dança de Santa Luzia do Pará”.

A manifestação do SALUDOPÁ foi um desafio para essa primeira turma de jovens estudantes da Escola Florentina Damasceno, mas recebeu um intercâmbio de vários outros artistas locais, tanto aqueles músicos, cantores, dançarinos e até mesmo políticos da época que incentivaram a sucessão do SALUDOPÁ.

A cada ano que passava a partir de 1992, as manifestações da referida dança se fortaleciam e melhoravam as apresentações artísticas tornando-se a principal manifestação cultural do município, e com isso, um sonho foi criado: que o SALUDOPÁ deixasse de ser uma manifestação escolar e se tornasse o FESTIVAL DO SALUDOPÁ, que aconteceria no mês de dezembro durante a festa religiosa de Santa Luzia e aniversario de emancipação política do município. Porém esse sonho nunca se realizou fazendo com que o SALUDOPÁ fosse adormecendo, ficando esquecido pela maioria mas muito presente na memória daqueles que o conhecem e amam Santa Luzia do Pará.

Os sonhos são atributos fundamentais, em especial os sonhos que pensam o bem e se manifestam para esse favor. O SALUDOPÁ é um sonho fundamental para a cultura do nosso município, pois representa uma manifestação na mesclagem da diversidade artística e cultural, outrossim, uma manifestação da nossa identidade sócio-cultural.

A história da arte sistêmica entre música, dança e poesia no Pará é um dos alicerces brasileiros e suas influências na globalização artística, e o SALUDOPÁ pode ser um fundamento desse sistema. Basta a sociedade luziense acreditar, desejar e realizar esse sonho.

NALDO BLANDTT

Um dos fundadores e principal dançarino do SALUDOPÁ na época.

Atualmente Naldo Blandtt é gerente social da Vale e doutorando em "Políticas Sociais" pela Universidade de Berlin - Alemanha.

2 comentários:

  1. Que bom ouvir falar das raizes de cidade de Santa Luzia em todo planeta. abracos. LUCIDIO BLANTE

    ResponderExcluir
  2. lucidioblante@ibest.com.br
    Um carinhoso abraco a equipe de professores da escola FD, em Santa Luzia do Para.

    ResponderExcluir