sexta-feira, 15 de maio de 2009

ENEM DEVE SER OBRIGATÓRIO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

MEC e secretários estaduais concordam com exigência do exame para obtenção de diploma
Mudança está prevista para 2010; ideia é usar o novo modelo da prova para uma autoavaliação de escolas e secretarias de Educação
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá se tornar obrigatório para o aluno da rede pública obter o diploma de conclusão do antigo colegial.
A medida foi acordada ontem entre o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e o ministro Fernando Haddad (Educação) e deve ser colocada em prática já em 2010, segundo Maria Auxiliadora Seabra Rezende, presidente do Consed, órgão que reivindicou a mudança ao MEC.
Para a obrigatoriedade valer também na escola privada, ela teria de ser aprovada pelos conselhos estaduais de educação.
O Enem hoje é realizado em 1.560 cidades por cerca de 70% dos alunos do ensino médio. Se for universalizado, será necessário um esquema de transporte e hospedagem de alunos, já que o exame não será aplicado em sala de aula. "A prova pode representar o acesso dele [o aluno] à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança", diz Haddad.
Já a partir deste ano, o Enem irá substituir o Encceja, usado para avaliar alunos que fizeram o ensino médio em supletivos. Para eles, o diploma será condicionado a uma nota mínima -definida por cada Estado.
Já para os alunos do ensino médio regular não foi estabelecida uma nota mínima. Haddad considera complicado fazer essa exigência, já que o diploma, em sua visão, não deveria depender de uma única prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário