quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Tecnologia a Serviço da Educação

Por vivermos a era das comunicações, onde as mídias auxiliam diretamente na construção do saber, torna-se fundamental a integração dos meios de comunicação: jornal, revista, internet, rádio, etc. aos computadores, por possibilitar a compreensão global do saber e dinamizar o ensino escolar. Desta maneira, as tecnologias aplicadas no cotidiano escolar, provocam mudanças abruptas por requerer uma posturas dos professores e dos alunos diferentes da aplicada no dia a dia do fazer educativo, pois é sabido que em pleno século XXI ainda encontramos em nossas escolas métodos tradicionais de cunho enciclopedistas, fazendo frente aos avanços tecnológicos e a introdução dos mesmo no cotidiano escolar.

Neste contexto, fomentar no aluno o gosto pelo uso do computador em suas atividades diárias, desenvolvendo as habilidades e competências pertinentes a utilização desta ferramenta de trabalho de forma educativa. Torna-se tarefa dos envolvidos nos processos de ensino no contexto das escolas, das entidades municipais, estaduais e federais responsáveis pela educação.

Por conseguinte, existes várias maneiras de inserir o computador no dia a dia do fazer educativo, abaixo estão elencados alguns maneiras:
para pesquisar, na utilização sities educativos,
na elaboração de trabalhos e programas educacionais,
na construção de blogges, etc.

No que tange a vida diária, a de se ter muito cuidado com a utilização do computador, amiúde a mídia alardeia o fato da existência de sities na internet proibidos, devendo ser utilizada esta ferramenta com o intuito de recrudescer o cabedal de conhecimentos dos internautas, e não, criar armadilhas como: pedofilia, pederastia, prostituição infantil, e outros fatos veiculados na mídia diariamente.

Consubstanciando as diretrizes delineadas acima, podemos destacar O vídeo: Dos sonhos aos ares, (referência para professores)que desenha de maneira singela a beleza de poder estar além das nuvens, de poder sobrevoar as montanhas e conquistar novos horizontes. Mas principalmente quebrar barreiras e marca a introdução do homem na era da tecnologia avançada, a serviço da vida, sua função primeira. Assim é inequívoco perceber que adentrar no universo das tecnologias da informação, da robótica, automação e etc. È quebrar barreiras, rumo ao futuro, ou seja, a aproximação das pessoas pelo acesso a internet, telefone, vídeo conferência e outros. È saber da notícia na hora em que elas acontecem, tornando o mundo novamente uma PANGÉIA.

Autora: Profª Rórima Diana - rorimadianaesteves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário