segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Seduc inicia pré-matrícula de novos alunos

Alunos que desejam estudar em uma escola da rede estadual de ensino em 2009 já poderão fazer a sua pré-matrícula na rede. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá início, a partir de hoje, à segunda etapa do ingresso de estudantes na rede pública de ensino, iniciado no dia 10 de novembro com a pré-matrícula de alunos com necessidades especiais.

Desta vez, a pré-matrícula será voltada aos novos alunos. Mas as pessoas com necessidade especiais que ainda não se inscreveram ainda podem fazê-lo, só que junto com os demais alunos. Esse período vai até 27 de dezembro. Até sexta-feira, quando se encerrou o período específico para a pré-matrícula dos alunos especiais, tinham se cadastrado 644 candidatos, sendo 403 só em Belém.

Para intensificar o processo de pré-matrícula 2009, e evitar as penosas filas para aqueles que pleiteiam uma vaga na escola pública, a Seduc colocou à disposição dois números telefônicos na central de atendimento: 0800-7220078 e 0800-2800078.

Os interessados também podem efetuar suas matrículas por meio dos infocentros do programa 'Navegapará', pelo site da Secretaria de Educação: www.seduc.pa.gov.br.

Os infocentros estão funcionando no Lar Fabiano de Cristo, no Guamá; Centro Comunitário da Nova Marambaia; Centro Cultural São Domingos de Gusmão, na Terra Firme; Curro Velho, no Telégrafo; e Cosanpa, Curió-Utinga.

A pré-matrícula também será disponibilizada em um palco móvel, equipado com computadores e internet, que será inaugurado no dia 30, na Praça da República, e vai circular nas praças e lugares movimentados da cidade.

O processo de matrícula 2009 termina no dia 6 de fevereiro. O ano letivo começará no dia 16 do mesmo mês.

Este ano, o Estado oferece 290 mil novas vagas para as escolas da rede estadual de ensino. Nos últimos dois anos foram mais de 550 mil novas vagas ofertadas. Em 2009, a expectativa é de que a rede estadual alcance 1 milhão de alunos em todo o Estado, já que atualmente já existem cerca de 800 mil alunos na rede.

Também a partir de hoje começa a confirmação da matrícula para os alunos novos com necessidades especiais que fizeram a pré-matrícula. Esse período vai até 27 de dezembro. A rematrícula para quem já pertence à rede começa no dia 29 de dezembro e vai até 16 de janeiro.

Esse processo é automático, e os alunos não precisam ir à escola para fazê-lo. A confirmação de alunos novos e o processo de remanejamento e transferência de alunos da rede, vai de 19 a 21 de janeiro de 2009. Os retardatários terão o mês de fevereiro para efetivar suas matrículas. O início do ano letivo está previsto para o dia 16 de fevereiro.

Um comentário: