segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Uma contribuição ao Educador do Século XXI

A Semiótica na Educação.

Construir uma práxis pedagógica cimentada numa visão holística de homem/sociedade é a tarefa precípua do educador do século XXI, visto que este século é tido como: a era do conhecimento.
Por sua vez conhecer não é apenas entender a realidade circundante por um ângulo, mas sim, compreender é desvelar todas as nuancem emersas nas múltiplas linguagens que compõem o mundo a nossa volta, isto é, ler a realidade numa perspectiva freiriana, haja vista o mesmo ter construído uma vasta literatura sobre a leitura de mundo, a autonomia, conscientização e a práxis pedagógica, por entender que o educador não pode continuar fazendo suas aulas disciplinarmente, isto é, aula de história pela história, geografia pela geografia e etc.
O trabalho educacional tem que estar voltado para o fazer interdisciplinar, para isso se faz necessário conhecer os conceitos básicos concernentes a implantação de uma prática interdisciplinar:
1º os conceitos de ação e interação com objetos do conhecimento (significa ler a realidade de maneira total sem dividi-la em disciplinas estanques, trabalhando o conteúdo de maneira integrada);
2º a interação social entre os sujeitos (trabalhar numa perspectiva interdisciplinar requer união entre os protagonistas do projeto, visto que todos devem estar integrados)
3º os conceitos de pluralidade das inteligências ou inteligências múltiplas (entender que a escola não pode e não deve priorizar uma determinada inteligência em detrimento de outra, como vem sendo feito ao longo da história da educação com as inteligências: lingüística e lógico matemática que forma a base de interesse dos educadores, desmerecendo as linguagens artísticas e outras).
Por conseguinte se o educador construir sua prática educativa imbuído nestes pressupostos, ele estará ajudando seus alunos a ver o mundo de maneira dialética.

Tomemos como exemplo o diagrama:

Evolução Simbólica do Homem

HOMEM PRIMITIVO - Invenção da Escrita - HOMEM RACIONAL - Sincresia de Linguagens - HOMEM SEMIÓTICO

O diagrama proposto demonstra como o homem vem abstraindo a realidade bio-psico-social ao longo da história, desenhando de forma clara e precisa que na atualidade o ser humano esta embebido num turbilhão de linguagens, por conta disso é conhecido por homem semiótico. Assim sendo, para exemplificar estas colocações, observe a imagem abaixo:

AUTOR: Salvador Dali
ESTÉTICA:
Surrealista


Ler esta imagem não é apenas descrever os elementos que a compõe, mas sim, entender o contexto histórico no qual ela foi elaborada, as idéias que influenciaram o artista, os elementos estéticos presente na obra de arte e o estilo estilístico que o pintor quer ressaltar ao fazer este quadro, isto é, compreender o dito, o não dito e o interdito.

Por conseguinte, se não conheço o autor: Salvador Dali, se não compreendo a estética surrealista e principalmente se não conheço a psicanálise de Freud (grande influenciador do surrealismo) como posso fazer uma analise semiótica da imagem, como entenderei os signos presentes e o que eles querem dizer inseridos neste contexto. Portanto, neste texto estão elencados vários exemplos que retratam a necessidade urgente dos educadores do século XXI fazerem suas aulas através da práxis pedagógica.

A partir das premissas supracitadas posso afirmar com segurança que a Semiótica contribui significativamente para a minha práxis pedagógica, na medida em que debato, analiso e construo um novo olhar sobre a realidade circundante, dando subsídios concretos; Tais como: aula expositiva dialogada, textos científicos, debates e construção de material teórico prático sobre as várias linguagens da arte, bem com: artes visuais – arquitetura, escultura, pintura e etc; Teatro, Performace, Cinema e Arte Virtual; mediante apresentação de seminário e debate das temáticas trabalhadas.

Além de lograr subsídios teóricos que foram abstraídos e servirão como o grande fruidor do meu fazer educativo e da minha vida formativa, uma vez que a Semiótica não contribuiu apenas para a professora Rórima Esteves, mas abriu um leque de possibilidades para a mulher-filha-esposa.

Postado por: Profª. Rórima Diana - rorimadianaesteves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário