Construir uma práxis pedagógica cimentada numa visão holística de homem/sociedade é a tarefa precípua do educador do século XXI, visto que este século é tido como: a era do conhecimento.
Tomemos como exemplo o diagrama:
Evolução Simbólica do Homem
HOMEM PRIMITIVO - Invenção da Escrita - HOMEM RACIONAL - Sincresia de Linguagens - HOMEM SEMIÓTICO
O diagrama proposto demonstra como o homem vem abstraindo a realidade bio-psico-social ao longo da história, desenhando de forma clara e precisa que na atualidade o ser humano esta embebido num turbilhão de linguagens, por conta disso é conhecido por homem semiótico. Assim sendo, para exemplificar estas colocações, observe a imagem abaixo:
AUTOR: Salvador Dali
ESTÉTICA: Surrealista
Ler esta imagem não é apenas descrever os elementos que a compõe, mas sim, entender o contexto histórico no qual ela foi elaborada, as idéias que influenciaram o artista, os elementos estéticos presente na obra de arte e o estilo estilístico que o pintor quer ressaltar ao fazer este quadro, isto é, compreender o dito, o não dito e o interdito.
Por conseguinte, se não conheço o autor: Salvador Dali, se não compreendo a estética surrealista e principalmente se não conheço a psicanálise de Freud (grande influenciador do surrealismo) como posso fazer uma analise semiótica da imagem, como entenderei os signos presentes e o que eles querem dizer inseridos neste contexto. Portanto, neste texto estão elencados vários exemplos que retratam a necessidade urgente dos educadores do século XXI fazerem suas aulas através da práxis pedagógica.
A partir das premissas supracitadas posso afirmar com segurança que a Semiótica contribui significativamente para a minha práxis pedagógica, na medida em que debato, analiso e construo um novo olhar sobre a realidade circundante, dando subsídios concretos; Tais como: aula expositiva dialogada, textos científicos, debates e construção de material teórico prático sobre as várias linguagens da arte, bem com: artes visuais – arquitetura, escultura, pintura e etc; Teatro, Performace, Cinema e Arte Virtual; mediante apresentação de seminário e debate das temáticas trabalhadas.
Além de lograr subsídios teóricos que foram abstraídos e servirão como o grande fruidor do meu fazer educativo e da minha vida formativa, uma vez que a Semiótica não contribuiu apenas para a professora Rórima Esteves, mas abriu um leque de possibilidades para a mulher-filha-esposa.
Postado por: Profª. Rórima Diana - rorimadianaesteves@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário